Por quanto tempo usar um antidepressivo?

Muito frequentemente pessoas que vem usando antidepressivos por muitos anos se perguntam: será que ainda preciso usar esta medicação?

A depressão é uma doença crônica, sendo que seu portador possui uma pré-disposição a tê-la em qualquer momento da sua vida. A necessidade de usar um antidepressivo após vários anos de tratamento vai depender de fatores específicos para cada caso. O que se observa é que, nos casos em que a pessoa está no seu primeiro tratamento e é a sua primeira manifestação da depressão, quer dizer, não existe história passada de depressões (tratadas ou não), pode-se pensar na retirada do antidepressivo após 12 a 18 meses de uso. Contudo, este tempo deve ser contado a partir do momento em que a pessoa atingiu a melhora completa dos seus sintomas. Assim, depois da resposta ao antidepressivo, o que pode levar, às vezes, alguns meses, é que se começa a contar os 12 ou 18 meses. No caso de já ser a segunda manifestação, se já houve no passado outra crise depressiva, recomenda-se o uso da medicação por 5 anos. Por fim, da terceira crise em diante, a recomendação é de se manter a medicação para o resto da vida. Em que se baseiam estes dados? Estes dados vêm do acompanhamento de pacientes em uso destes medicamentos há vários anos, observando a recaída, isto é, o retorno dos sintomas depressivos, após a interrupção. Assim, se estatisticamente a chance de haver uma recaída se torna pequena vale a pena retirar do remédio. Quando esta chance é grande, melhor é mantê-lo. De modo geral, o que se observa é que quanto mais prolongado o uso, menor é a possibilidade de retorno dos sintomas.

A piora após a suspensão do antidepressivo não costuma ser imediata. Assim, como leva de 1 a 3 semanas para que os efeitos benéficos do antidepressivo se iniciem, assim também será a piora após a suspensão. Ela pode ocorrer após várias semanas ou meses. Como esta piora é lenta, a pessoa costuma não perceber que está adoecendo novamente, e acaba só procurando auxílio quando a depressão já está bastante acentuada.

Deixe um comentário