Depressão

Mudanças de humor são normais. Às vezes nosso humor se altera durante o dia, ou durante a semana. Se nos acontece algo bom, ficamos felizes; se nos acontece algo ruim, nos deprimimos. Isto é o normal.  Variações atenuadas do modo como nos sentimos faz parte da nossa relação com o mundo. Mas nem sempre é assim. Às vezes o humor fica para baixo, não muda mesmo com os bons acontecimentos. Às vezes, a vida continua a mesma, mas não nos sentimos mais felizes. Aquilo que um dia tinha graça deixou de ter; coisas que gostávamos de fazer deixaram de ser prazerosas. Tudo ficou mais difícil, sentimos angústia, não dormimos nem comemos mais direito. Estamos, então, com o que chamamos de depressão. Algumas vezes a depressão é mais mascarada. Há um aumento do sono, do apetite e não chegamos a nos sentir tristes, mas muito irritados. São formas diferentes de como a depressão aparece.

Às vezes os sintomas da depressão são bem característicos e fáceis de serem diagnosticados. Outras vezes, a depressão é mais atípica, diferente, e requer mais cuidado para se ter um diagnóstico. Pode predominar a anedonia, isto é, o desânimo e a falta de vontade para fazer qualquer coisa. Não só o trabalho, mas o lazer também. Não infrequentemente as pessoas pensam: isto vai passar, este meu desânimo é só porque as coisas estão difíceis para todo mundo e postergam a procura de tratamento. Ou sentem vergonha de irem a um psiquiatra. E a doença avança, mudando a vida da pessoa, modificando seus relacionamentos, enfim, trazendo vários prejuízos. Sem falar na possibilidade dos sintomas ficarem tão intensos e o sofrimento ser tão grande que a única alternativa visualizada é a morte. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil pode ser o tratamento.

3 comentários sobre “Depressão

  1. Parabéns pelos seus , muito úteis e esclarecedores , estou compartilhando com a familia e amigos para que todos possam saber mais sobre essad doenças tão presentes em nossas vidas. Sobre depressão, especialmente, penso que poderias aprofundar mais, talvez detalhar mais os sintomas. Obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento. Um abraço
    Cecilia Pereira

    Curtir

    • Obrigada Cecília pelos elogios e pela sugestão. Com certeza abordarei novamente o tema depressão e aprofundarei alguns tópicos sobre sintomas, causas e tratamentos.
      Abraço!
      Luciana

      Curtir

Deixe um comentário