Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença mental bastante grave. Costuma aparecer no final da adolescência ou início da vida adulta, porém acomete também crianças e mais raramente idosos. Em alguns casos, o fator desencadeante do início dos sintomas é o uso de drogas. A esquizofrenia se caracteriza pelo comprometimento de vários aspectos da pessoa: humor, pensamento, senso-percepção e consequentemente seu comportamento. A variabilidade de humor que costuma aparecer principalmente na fase inicial da doença, pode levar a um diagnóstico inicial de transtorno de humor. Contudo, com o passar do tempo, observa-se o comprometimento do pensamento, com o aparecimento de idéias persecutórias, como estar sendo perseguido, vigiado, enganado, etc. A isso se soma a interpretação distorcida da realidade juntamente com alucinações auditivas e/ou visuais (ver e/ou ouvir coisas que não existem). Estes sintomas acarretam num comportamento estranho, com evitação do contato com outras pessoas, medos irracionais, às vezes agressividade ou mudanças bruscas de humor. Uma vez que tanto o pensamento quanto a senso-percepção e o humor estão alterados, a apresentação clínica da esquizofrenia é bastante variada. Assim, o acompanhamento do doente por um período mais longo de tempo é necessário para a certeza diagnóstica. O tratamento se baseia no uso de medicações, usualmente mais de um tipo. Mesmo com a melhora, sintomas residuais normalmente permanecem, dificultando o convívio social e a vida profissional.

2 comentários sobre “Esquizofrenia

  1. Eu tenho esquizofrenia e estou sem acompanhamento de um psiquiatra,porque perdi o vínculo por desistir do tratamento,mas eu percebi que não consigo ficar bem sem tratamento.Eu ainda uso o risperidona mas desde que interrompi o tratamento as ditas alucinações de audição de vozes não desaparecem,talvez porque eu faço pausas para retirar a prescrição médica no posto.Isso tem me impedido de ter uma vida normal,sera sintoma de uma doença mais grave?

    Curtir

    • Luis, as alucinações de vozes fazem parte da esquizofrenia e elas pioram provavelmente porque interrompes a medicação. O tratamento medicamentoso na esquizofrenia deve ser ininterrupto, isto é, não deves parar de tomar as medicações sem acompanhamento de um psiquiatra. Se usares corretamente o tratamento, possivelmente te sentirás melhor.

      Curtir

Deixe um comentário